Neste artigo, mostramos os principais emails que uma empresa precisa criar para transmitir profissionalismo e confiança ao se comunicar com os seus clientes. Confira!
Porque ter email profissional é importante?
Antes de falarmos sobre quais emails criar, é essencial entender porque um email profissional é tão importante para uma empresa.
Um email corporativo, como info@nomedaempresa.co.mz, transmite credibilidade e confiança. Quando um cliente vê que está a comunicar com uma empresa que usa um email profissional, sente-se mais seguro em fazer negócios.
Além disso, usar emails como empresa@gmail.com ou negocio@hotmail.com pode passar uma imagem pouco profissional ou amadora, especialmente quando se trata de vendas, suporte ou assuntos financeiros.
Emails corporativos que toda empresa deve ter
1. Email geral de contacto
Exemplo: info@suaempresa.co.mz ou geral@nomedaempresa.co.mz.
Este é o email principal da empresa. É por onde chegam as mensagens gerais de clientes, parceiros e pessoas interessadas nos seus produtos ou serviços.
Também é utilizado para dúvidas básicas, propostas informais ou pedidos de informações institucionais. Deve estar visível no site, redes sociais, cartões de visita e nas assinaturas de email da equipa.
2. Email de vendas ou comercial
Exemplo: vendas@nomedaempresa.co.mz ou comercial@nomedaempresa.co.mz.
Este email é dedicado a negociações, pedidos de cotação e contacto com potenciais clientes. Também pode ser usado por equipas de vendas para gerir leads e propostas comerciais.
3. Email financeiro
Exemplo: financeiro@nomedaempresa.co.mz.
Importante para tratar de pagamentos, cobranças, facturas e tudo relacionado a finanças. Facilita o contacto com fornecedores, clientes e instituições bancárias.
4. Email de recursos humanos (rh)
Exemplo: rh@nomedaempresa.co.mz ou recrutamento@nomedaempresa.co.mz.
Útil para processos de recrutamento, envio de CVs, comunicação com colaboradores e gestão de assuntos internos relacionados aos funcionários.
5. Email de administração
Exemplo: admin@suaempresa.co.mz.
O endereço admin é usado principalmente para fins administrativos e técnicos internos da empresa. Não costuma ser divulgado ao público, sendo utilizado pela pessoa responsável pela área administrativa ou pela direcção administrativa.
Preciso criar um email para cada funcionário?
Cada trabalhador da empresa pode ter um email profissional com o domínio da empresa, como por exemplo:
lucia.muchanculo@nomedaempresa.co.mz ou ana.machanculo@nomedaempresa.co.mz.
No entanto, nem sempre é necessário criar emails individuais para todos os colaboradores.
Exemplo, um departamento como o de Finanças, com 3 funcionários, não precisa ter três emails separados. Todos podem usar um único email como financas@nomedaempresa.co.mz, desde que:
- Cada colaborador se identifique corretamente na assinatura de email (com nome e cargo).
Crie emails individuais apenas para pessoas que realmente precisam comunicar diretamente com clientes, fornecedores ou parceiros externos. Para funções internas ou operacionais, os emails departamentais são suficientes e mais fáceis de gerir.
Nem todos os emails precisam ser criados
Embora tenhamos listado vários tipos de emails que uma empresa pode ter, isso não significa que é obrigatório criar todos eles.
A estrutura ideal de emails vai depender do tamanho da empresa, do número de funcionários e da forma como a comunicação é organizada internamente.
O mais importante é que os emails criados façam sentido para a realidade da empresa, sejam bem geridos e cumpram o seu papel de facilitar a comunicação e transmitir profissionalismo.
Melhores práticas para criar emails empresariais
- Atribua emails específicos para cada departamento
- Evite usar emails pessoais para assuntos da empresa
- Crie emails individuais apenas quando necessário
- Use assinaturas de email padronizadas
- Desactive contas de ex-funcionários imediatamente