Com o crescente número de empresas de criação de sites em Moçambique, uma das coisas mais difíceis é escolher uma empresa certa para criar o site para o seu negócio. Especialmente se você não entende como o mundo da Internet funciona.
Definitivamente, esse não é o tipo de decisão que você deseja tomar de ânimo leve. Seu site será a face online e o primeiro ponto de interacção de muitos de seus clientes em potencial.
Essa é a razão pela qual é imperativo encontrar uma empresa de criação de sites que o ajude a alcançar seus objectivos de projecto. Então, como você deve escolher uma empresa de criação de sites em Moçambique?
Aqui estão algumas dicas que ajudarão você a escolher uma empresa de criação de sites em Moçambique:
1- Faça uma lista das necessidades e dos objectivos do seu site
Muitos empresários acreditam que, porque não sabem muito sobre a web, devem deixar todo o trabalho para a empresa de criação de sites. Este é o pior erro a ser feito ao se aproximar de uma empresa de criação de sites.
Antes de começar a procurar uma empresa de criação de sites, você precisa ter uma ideia clara do que deseja que seu site faça e dos recursos que DEVE ter para ajudá-lo a alcançar seus objectivos. Afinal, seu site é uma ferramenta de vendas e marketing – não apenas um design bonito.
Exemplos de coisas que você pode querer que seu site faça:
- Gerar leads e converter visitantes em clientes.
- Reconhecimento da marca.
Seu site é uma extensão do seu negócio e deve ajudá-lo a alcançar seus objectivos, independentemente de quais sejam eles. Ter uma lista de seus objectivos, necessidades e informações úteis ajudará você e as empresas de criação de sites que você entrevistar a garantir que seu site seja realmente personalizado para você.
2- Avalie o contacto inicial com a empresa
O primeiro contacto é algo muito importante e já ajuda você a ter uma ideia da expertise da empresa em questão e do que ela realmente poderá lhe oferecer. Confira se o profissional que lhe atende possui um bom domínio técnico sobre o que está abordando, se lhe passa confiança, se escuta com atenção o seu projecto e as suas ideias, entre outros.
Aproveite para se atentar as sugestões e ideias que o profissional oferece ao seu projecto. Como um especialista é normal que ele saiba o que irá funcionar (ou não) dentro do seu planeamento e ofereça outras possibilidades mais viáveis e rentáveis.
3- Desconfie de preços muito baixos
Digamos que você fez uma cotação com 3 empresas. Um deles fez o orçamento, digamos de 79.000,00, MT a segundo um orçamento de 59.000,00, MT e o terceiro de 39.000,00, MT.
Vejamos:
A chance de a proposta mais baixa ser uma fria é grande, pois, ou a empresa não entendeu o que você precisa, o que pode indicar amadorismo da empresa, ou simplesmente ele é um “menino” sentado em seu quarto fazendo sites na sua hora vaga. Saiba que qualidade tem preço. Não leve gato por lebre!
Fuja de empresas que apresentam preços baixos de mais.
Analise a proposta além do preço. É claro que o valor final da proposta é importante e deve estar dentro do seu orçamento, mas é preciso conferir outros itens que agregam valor ao serviço que será prestado, como:
- Alinhamento de tecnologias mais recentes;
- Expertise da equipe;
- Prazo de entrega;
- Serviços de manutenção e suporte;
- Retorno sobre o investimento.
Um site muito barato, mas que não oferece as soluções que você precisa, poderá acabar sendo um custo e não um investimento – já que ele não será útil dentro das suas estratégias de marketing e nem lhe trará benefícios reais em longo prazo.
Novamente, não ponha sua empresa nas mãos de amadores.
4 – Veja o portefólio da empresa
Boa empresa tem referências do seu trabalho para mostrar. Peça às empresas amostras do seu trabalho de criação de sites. Compare com os concorrentes. Veja se a empresa trabalha numa linha que você aprecia.
Perguntas que vão te ajudar na hora de escolher uma empresa de criação de sites
1- Usam um sistema de gestão de conteúdo? (CMS)? E qual é que usam?
Se você não conhece um sistema de gestão de conteúdo (CMS), não está sozinho.
Um CMS é uma plataforma que facilita a actualização de sites. Portanto, em vez de um site em que você precisa conhecer HTML ou CSS para editar (chamado site estático), você pode rapidamente aceder o back-end do seu site e actualizar textos, imagens, vídeos etc. por conta própria. Isso lhe dá mais poder e controlo sobre seu próprio site.
A resposta que você deseja aqui é sim, eles usam sistemas de gestão de conteúdo para criar sites.
2- Quais são as etapas do projecto?
Uma empresa experiente será capaz de percorrer de forma rápida cada etapa do processo e explicar como as coisas vão funcionar e o que você deve esperar de cada etapa.
Normalmente, um processo de desenvolvimento de site inclui 5 etapas: levantamento de requisitos, design, desenvolvimento do site, testes e lançamento.
3- O que acontece se quisermos fazer alterações ou actualizações no site após a conclusão do projecto?
Uma empresa de criação de sites completo deve incluir uma sessão de treinamento para sua equipe explicar como as coisas funcionam e mostrar como fazer alterações e actualizações.
Tenha uma lista de itens que você acha que precisará actualizar com bastante frequência (eventos, formulários, conteúdo da página etc.) e pergunte quais desses itens serão editáveis no sistema de gestão de conteúdo.
Para alterações que exijam ajuda de programação ou design, pergunte como são fornecidos este tipo de serviços, através de uma mensalidade fixa, através de pack de horas ou orçamentado quando preciso.
4- As funcionalidades do meu site serão testada antes de ser publicado ?
É fundamental haver uma fase de testes antes da publicação. Todos os projectos desenvolvidos por nós passam pela equipa de testes, é uma das fases fundamentais para o sucesso. Mas também o próprio cliente tem oportunidade de testar o seu próprio site antes de se publicado. Depois de publicado, qualquer erro que possa surgir é rapidamente resolvido.
5 – Vou ter acesso as estatísticas do meu site sem depender da vossa empresa ?
Actualmente, são vários os softwares que medem o desempenho dos sites. O mais utilizado continua a ser o Google Analytics, é assim importante que o seu site tenha a integração com este software.
Escolha sua empresa de criação de sites com cuidado
Escolher uma empresa de criação de sites não é uma decisão rápida.
Actualmente o mercado oferece uma variedade enorme de ofertas, de preços, de níveis de qualidade. No entanto, independentemente da empresa que for a escolher, existem coisas que não pode mesmo faltar para que o seu site tenha sucesso.
Seu site é a primeira impressão de que um cliente em potencial terá sobre sua marca e seu negócio. Vale a pena contratar um parceiro certo que o ajude a alcançar seus objectivos.
Entre em contacto connosco!
Email: geral@tecnicapc.co.mz
Telemóveis: 84 84 38 573 / 86 57 63 036
Endereço: Av. 24 de Julho, Nº 2041, R/C, Bairro Central, Maputo, Moçambique.